Notícias

Estudo revela nova maneira com que cachoeiras podem se formar

É difícil não se impressionar com a beleza de uma cachoeira. Mas você sabe como elas são formadas? De acordo com o conhecimento convencional, as cascatas são formadas por forças externas, como terremotos, deslizamentos de terra ou mudanças no nível do mar que são capazes de alterar a paisagem. Mas um novo estudo realizado no Instituto de Tecnologia da Califórnia e publicado na revista Nature mostra que outro fator pode estar envolvido.

De acordo com os pesquisadores, uma mudança dramática na rocha ou força externa nem sempre é necessária para criar essas cascatas vertiginosas. Na verdade, o autor principal Joel Scheingross e sua equipe sugerem que a turbulência de um rio, por si só, é suficiente para esculpir declives íngremes em uma rocha, formando espontaneamente uma cachoeira.

A ideia surgiu quando os cientistas descobriram que o movimento da água poderia formar piscinas ondulantes ao longo de seu caminho — com alguns até dizendo que essas piscinas poderiam eventualmente se tornar cachoeiras, e então decidiram testar a hiótese. Como o processo é extremamente lento por natureza, eles decidiram criar o seu próprio rio e, para isso, usaram uma espuma de poliuretano, semelhante ao usado em arranjos de flores.

A equipe colocou uma superfície plana dessa espuma em uma calha de 7,3 metros de comprimento. A superfície foi movimentada em uma inclinação de quase 20 por cento, e então a equipe inundou-a com um fluxo de água e sedimentos. Com o sistema fluindo, a equipe esperou e observou, parando a água de vez em quando para avaliar seus efeitos.

Em questão de horas, o fluxo constante de água e rocha começou a corroer o leito de rio de espuma macia e não de maneira uniforme. “Ao longo do leito do rio, as variações na erosão da escala decimétrica criavam cristas rochosas convexas e depressões côncavas, que cresciam em amplitude para formar degraus cíclicos”, diz o estudo.

O experimento mostrou que uma combinação de fluxo hidráulico, transporte de sedimentos e erosão de rocha é suficiente para criar formas onduladas em um leito de rio que com água suficiente caindo, tornam-se cachoeiras.

No entanto, os cientistas deixam claro que uma simulação de sete metros em um laboratório não é necessariamente uma prova de que as cachoeiras da vida real se formaram da mesma maneira — mas é o suficiente para sugerir que isso é possível.

Fonte: Revista Galileu